Perdeu-se no tempo o início do aproveitamento das águas da Piedade com fins terapêuticos. Segundo estudiosos, as nascentes teriam sido exploradas durante a romanização. Inclusivamente, é sabido que no tempo do Cardeal-rei D. Henrique aqui se tomavam Banhos de Cura, tendo sido o primeiro estabelecimento termal, a ser criado pelas ordens religiosas de Cister.
Já no século XX, a exploração foi concedida a vários proprietários até chegar à atual sociedade Termas da Piedade Lda, que desde 1981 tem remodelado a unidade hoteleira. As Águas da Piedade eram muito procuradas por motivos de doenças de aparelho digestivo, pele e inflamações musculares, no entanto, em 1997, a atividade termal associada à utilização das águas da piedade acabaria por ser interrompida, devido a alterações nas características das águas, sendo que apesar de não haver utilização da água houve toda a criação do Your Hotel & Spa, já devidamente preparado para receber posteriormente as águas termais.
O objetivo de reerguer a atividade termal com a utilização das Águas da Piedade manteve-se ao longo dos anos, sendo que finalmente em 2019 as Termas da Piedade voltam a surgir e fundir-se com o Spa já existente, passando este a ser um Spa Termal, agora com utilização das Águas Centenárias da Piedade.